No dia 15 de outubro, comemoramos o Dia dos Professores, uma data que nos convida a refletir sobre o papel fundamental desses profissionais na formação de uma sociedade mais justa e informada. Ninguém nega a importância da educação e o quanto um bom professor é imprescindível nesse processo. No entanto, há uma realidade que chama a atenção: embora todos desejem bons professores para seus filhos, poucos pais incentivam os próprios filhos a seguir essa carreira.
Esse cenário revela uma contradição preocupante. Sabemos que ser professor é uma missão árdua, com desafios diários, muitas vezes enfrentados em condições de trabalho precárias. Muitas vezes mal remunerados, com baixo prestígio social e, por vezes, injustamente responsabilizados pelo fracasso do sistema educacional, muitos profissionais da educação perseveram. Apesar das adversidades, continuam apaixonados pelo que fazem, acreditando no poder transformador da educação.
A data de hoje é um convite a todos nós – pais, alunos e sociedade – para repensarmos nossos papéis e atitudes em relação à educação e seus protagonistas. Com nossas ações, demonstramos o compromisso que temos com o tipo de educação que desejamos ver crescer. Será que estamos realmente valorizando aqueles que dedicam suas vidas à formação das futuras gerações?
Aos professores, fica o convite para que nunca descuidem de sua missão, por mais desafiadora que ela seja. Que não desanimem diante das dificuldades, e que continuem formando pessoas comprometidas com sociedade. Afinal, como bem disse Paulo Freire, "...se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda."
Neste Dia dos Professores, além de homenageá-los, devemos refletir sobre como podemos, como sociedade, valorizar a profissão e garantir o reconhecimento que eles merecem.
www.obidos.net.br
Comentários