Aeroportos de Santarém, Marabá e Altamira serão ampliados e modernizados

Aeroportos de Santarém, Marabá e Altamira serão ampliados e modernizados

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Diretoria de Licenciamento Ambiental (DLA) e da Coordenadoria de Energia, Infraestrutura, Fauna, Aquicultura e Pesca (Cinfap), autorizou as obras de ampliação e modernização dos aeroportos de Santarém, Marabá e Altamira. A iniciativa visa corrigir características físicas e melhorar as condições de segurança operacional, conforme as normas aeronáuticas vigentes.

Entre as principais intervenções estão a ampliação dos terminais de passageiros, a implantação de áreas de escape nas pistas, e o nivelamento das faixas laterais à pista de pouso e decolagem. De acordo com Katsumi Watanabe, engenheiro da Semas, serão feitas também reformas nas áreas pavimentadas e a projeção de novas vias de serviço e estacionamentos.

Além de aumentar a segurança, as obras trarão mais conforto aos usuários. Ana Beatriz Ramos, coordenadora de Infraestrutura da Semas, destacou que as melhorias nos terminais e nas áreas públicas visam ampliar a capacidade operacional e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos passageiros. "Queremos modernizar e disponibilizar sistemas permanentes para garantir a prestação de serviços adequados, tanto nas áreas de movimentação de aeronaves quanto nas áreas de acesso público", afirmou.

Marcelo Ribeiro, diretor da Aena Brasil, concessionária responsável pelos aeroportos, explicou que a capacidade operacional será duplicada, tornando as estruturas mais modernas e seguras. A conclusão das obras está prevista para junho de 2026.

Essas melhorias fazem parte de um esforço para preparar o Pará para eventos de grande porte, como a COP 30, conferência mundial sobre mudanças climáticas que será realizada no Estado, segundo o secretário-adjunto da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos.

www.obidos.net.br  - Com informações Agência Pará

Comentários  

0 #1 Hugo Ferrari Jr. 22-10-2024 22:59
Só aqui na cidade do já teve que não conseguem colocar uma linha aérea!
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar