Ao todo, 61 proponentes foram contemplados em diversos segmentos, foram concedidos mais de R$ 315 mil.
A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), realizou na sexta-feira (25) a cerimônia de assinatura do Termo de Execução Cultural dos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc 2.
A assinatura do termo, que aconteceu no auditório da Casa de Cultura, fortalece o compromisso da gestão municipal com os fazedores de cultura obidenses. O apoio financeiro, por meio da Lei Aldir Blanc 2, vai impulsionar a produção cultural e a descoberta de novos artistas.
O prefeito Jaime Silva participou da cerimônia e enfatizou a alegria em proporcionar o apoio ao segmento cultural.
“Sinto-me feliz por esse momento tão importante para quem produz cultura aqui. Entregar esse recurso financeiro é ter a certeza de que estamos incentivando as pessoas a mostrarem os seus talentos. Não é só falando, mas os incentivando através dos recursos, dando a eles as condições para exercerem suas atividades culturais com excelência”, ressaltou o prefeito.
O secretário de Cultura e Turismo, Luiz Carlos Queiroz, manifestou a satisfação de estar à frente de uma pasta que realmente valoriza o setor cultural. Esse já é o terceiro ano de repasse financeiro, por meio de projeto de fomento, para os produtores culturais de Óbidos.
“A cada ano estamos elevando a cultura de Óbidos. A nossa cidade é riquíssima em cultura e essa cultura é consumida pela população. Quando o recurso financeiro chega às mãos desses artistas, o trabalho aparece ainda mais. Tenho certeza de que estamos no caminho certo, pois todos os segmentos foram contemplados”, comemorou Luiz.
Durante a cerimônia, os artistas exaltaram o compromisso do governo municipal com a produção cultural do município e aproveitaram o momento para expressar gratidão pela forma transparente e impessoal com que a Semcult conduziu todo o processo de seleção.
Foi o que manifestou o servidor público Rômulo Viana, contemplado com o projeto “Circuito de Ciclismo”.
“A prefeitura municipal está de parabéns por reconhecer e valorizar a cultura do nosso município. Esse recurso vai permitir ao meu projeto proporcionar uma boa premiação para os vencedores do ‘Circuito de Ciclismo’. Quero agradecer à Secretaria de Cultura em nome do secretário Luiz Carlos, pela organização e pelo mérito dos projetos contemplados”, agradeceu.
Sidiane Sampaio, da comunidade Jaramacaru, localizada no limite do município de Óbidos, recebeu o repasse para desenvolver o projeto “Festival dos Povos da Floresta”. Ela se disse feliz pelo incentivo conquistado que vai dar mais visibilidade ao projeto que ela já desenvolve na comunidade em que reside.
“Pra gente é uma gratidão imensa receber esse incentivo financeiro, me sinto reconhecida e valorizada pela gestão. Meu projeto vai ter mais visibilidade e nele vamos mostrar o potencial cultural da nossa região do Jaramacaru”, disse.
Galeria de Fotos....
http://obidos.net.br/index.php/noticias/7387-fazedores-de-cultura-em-obidos-recebem-incentivo-financeiro-por-meio-da-lei-aldir-blanc-2#sigProId855462bd3e
Lei_Aldir_Blanc_____
O projeto do Governo Federal, também conhecido como Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), tem como metas: conceder auxílio emergencial a trabalhadores da cultura, financiar projetos culturais, fortalecer os pontos de cultura (entidades reconhecidas para desenvolverem ações socioculturais em comunidades), além de promover a diversidade cultural e ampliar o acesso à cultura.
Por: Rangel Pessoa e Érique Figueirêdo/fotos de Odirlei Santos/Acom/PMO