Com imenso pesar, comunicamos o falecimento do obidense/amapaense Fernando Pimentel Canto, ocorrido na tarde desta terça-feira, 29 de outubro de 2024, em Macapá (AP), onde viveu desde criança. Aos 70 anos, Fernando partiu deixando uma inestimável contribuição para a cultura da Amazônia.
Fernando Canto, natural de Óbidos (PA), nascido em 29 de maio de 1954, foi sociólogo, professor doutor da Universidade Federal do Amapá, poeta, cronista, contista e músico. Ao longo de sua trajetória, ocupou a presidência da Academia Amapaense de Letras (AAL), integrou o Conselho Editorial do Senado Federal, foi membro da Academia Artística e Literária de Óbidos (AALO) e um dos fundadores do Grupo Pilão. Com mais de 18 livros publicados, Fernando dedicou-se apaixonadamente à valorização das tradições culturais do Amapá
A cultura do Amapá perde um de seus maiores representantes, e nós, um amigo e mentor estimado, cuja obra continuará a fortalecer o orgulho e a identidade do povo obidense/amapaense. Que seu exemplo permaneça como uma fonte inesgotável de inspiração. Fernando deixa um legado de profunda dedicação à arte e à cultura, inspirando todos que tiveram a particularidade de conhecê-lo e de acompanhar sua obra.
Manifestamos nossas mais sinceras condolências a seus familiares, amigos e admiradores, certos de que sua memória seguirá viva em cada verso, melodia e contribuição deixada.
Equipe do Site www.obidos.net.br
VÍDEO: Pedra Negra música de Fernando Canto. Intérprete: Grupo Pilão
Via Canal do Fernando Canto Youtube
Comentários