Neste domingo (10), estudantes de todo o país participaram do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que contemplou questões de ciências da natureza (física, química e biologia) e matemática. No domingo anterior (3), os candidatos responderam às questões de linguagens e ciências humanas.
Em uma declaração realizada na noite deste domingo, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o gabarito oficial do Enem será divulgado antes do previsto. A data inicial era 20 de novembro, mas o ministro garantiu que o gabarito sairá ainda nesta semana. A nova data será informada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização e aplicação do exame.
De acordo com o cronograma oficial, o resultado final do Enem 2024 está programado para ser divulgado no dia 13 de janeiro de 2025.
Importância do Enem para a Educação Superior
O Enem avalia o desempenho dos estudantes no final do ensino médio e é a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil. Com mais de duas décadas de história, o exame serve como critério de seleção para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), entre outros. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar alunos, seja como critério único ou complementar, e para acesso a programas de financiamento, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além de abrir portas no Brasil, o Enem é aceito em instituições de ensino em Portugal, por meio de convênios firmados com o Inep, o que facilita o ingresso de brasileiros interessados em estudar no país europeu.
Com a antecipação do gabarito, os candidatos poderão conferir mais rapidamente seus acertos e calcular suas possíveis pontuações, enquanto aguardam a liberação dos resultados oficiais em janeiro.
www.obidos.net.br - Com informações Agência Brasil
Comentários