Obra de restauração do Forte Pauxis que foi abandonada recebe limpeza geral

Obra de restauração do Forte Pauxis que foi abandonada recebe limpeza geral

O Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas, patrocinado pelo Ministério da Cultura, foi lançado em 2009, tinha como objetivo restaurar e conservar o que sobrou de patrimônio histórico brasileiro. O Programa investiu cerca de R$ 850 milhões em 173 cidades históricas, com obras de requalificação urbanística, infraestrutura urbana, financiamento para recuperação de imóveis privados, restauração de monumentos do patrimônio cultural.

Entre as cidades, Óbidos foi beneficiada com a restauração do Forte Pauxis que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou o projeto, numa indicação da superintendência regional para entrar no programa PAC Cidades Históricas.

Percorrido todos os trâmites burocráticos, a obra foi iniciada em 15/08/2011 e segundo as informações constantes nas placas em frente ao prédio, a obra de restauração do Forte Pauxis, seria investido R$ 2.274.586,50 (Dois milhões, duzentos e setenta e quatro mil reais e cinquenta centavos), cuja empresa responsável pela obra foi a Artemil. A previsão de entrega era para o dia 11/02/2012, entretanto a obra foi paralisada e não foi concluída.

Passados cinco anos, agora em março de 2017, a obra de restauração continua paralisada e totalmente abandonada, e um grupo de empresários obidenses se reuniu, apoiado pela AALO – Academia Artística e Literária de Óbidos, em parceria com a Prefeitura de Óbidos, resolveram fazer uma limpeza geral do Forte Pauxis, que estava coberto de mato e muito sujo, com muitas goteiras, devido o total abandono. A fiação elétrica que já estava pronta foi levada, a parte exterior estava só um matagal, a parte interna muito morcego e sujeira, enfim, abandono total.

A limpeza, coordenada por Eládio e Beto Canto, começou por volta das 08h e só foi concluída por volta das 18h, de onde foram retiradas cerca de 25 caçambadas de sujeira, agora só resta preservar o ambiente limpo e com segurança, conforme garantiu o Prefeito de Óbidos, Chico Alfaia, que esteve no local, o que garantirá a visitação desse patrimônio, que originou a cidade de Óbidos.

Lembrando que a obra de restauração, restauração e requalificação do Forte Pauxis é um convênio entre o Governo Federal e a Prefeitura Municipal de Óbidos, que segundo o Prefeito, irá rever todo o processo de convênio, no sentido de viabilizar a retomada da restauração do Forte Pauxis.

Registramos algumas imagens antes e depois da limpeza, que estamos postando nesta matéria.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER A HISTÓRIA DO FORTE PAUXIS

www.chupaosso.com.br

Fotos de João Canto

FOTOS....

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar