Em Óbidos escolas realizam programação alusiva ao dia da Consciência Negra

Em Óbidos escolas realizam programação alusiva ao dia da Consciência Negra

As escolas Escolas Raimundo Cardoso e Valente do Couto, em Óbidos, realizaram programações alusiva ao dia da Consciência Negra.

O Dia da Consciência Negra no Brasil é comemorado, sempre em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.

A data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

No dia da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço e respeito pela cultura afro-brasileira.

Nesse contextos, as escolas Raimundo Cardoso, no Bairro Bela Vista e a escola Manoel Valente do Couto, no Bairro de Santa Terezinha, em Óbidos, organizaram nesta segunda-feira, dia 20, programações alusiva ao Dia da Consciência Negra, das quais os alunos e professores participaram ativamente de vária atividades referente a data.

Pela manhã registramos as atividades desenvolvidas na Escola Raimundo Cardoso, no Bairro Bela Vista e a noite na escola Manoel Valente do Couto, onde houve apresentações que lembram o dia da consciência negra e os alunos puderam mostrar ao público presente o que aprenderam com seus professores através da dança, poesia, música, teatro, desfile de moda, etc.

www.obidos.net.br → Fotos de Vander N Andrade

01 - Raimundo Cardoso e 02 - Valente do Couto

FOTOS...

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar