“Projeto Folclore” foi desenvolvido por servidores da Escola Valente do Couto

“Projeto Folclore” foi desenvolvido por servidores da Escola Valente do Couto

Em Óbidos, os servidores da Escola Manoel Valente do Couto, coordenadora pedagógica, professores, demais funcionários, participaram do Projeto Folclore e apresentaram a peça teatral “Uma Aventura Na Amazônia”, de autoria das professoras Clara Figueira e Izaelma Mamede.

A história “Uma Aventura Na Amazônia” foi dividida em 10 capítulos a serem apresentados aos alunos durante a semana de 23/08 a 27/08/2021, sendo que os alunos tiveram acesso através dos grupos de whatsapp, nos quais são realizadas as aulas à distância e ainda pelas redes sociais da escola.

Fotos_do_grupo de servidores

Conversamos com Clara Figueira, uma das autoras da peça, a qual nos informou que o projeto teve como objetivo valorizar a cultura local, proporcionando aos alunos o contato com as diferentes manifestações do folclore brasileiro, relacionando a sabedoria popular de seu cotidiano.

Referente ao enredo da Peça, Clara informou que: “Usando a imaginação e criatividade, a História Uma Aventura Na Amazônia, apresenta uma linda narrativa, na qual os personagens de monteiro lobato (Emilia e Narizinho), dialogam com alguns personagens do folclore (saci, curupira, boto, matinta pereira, boi pai do campo, garcinha, cobra grande, etc.). Enfatizando os elementos da cultura (culinária, danças, parlendas, trava-língua, lendas, brincadeiras, adivinhações, causos  etc.), sendo que o desenrolar da história ocorre no cenário obidense, no qual os personagens caminham pelas ruas da cidade de Óbidos a procura de pistas para encontrar um tesouro perdido, nesse desenvolver ocorre o estudo sobre o folclore. Assim a historia busca demonstrar que apesar do momento vivenciado é importante valorizar o folclore, a cultura do povo”.

Fotos_da_encenação

Perguntada qual a sensação de uma professora atuar como atriz, Clara respondeu: “Primeiramente, é um grande desafio, pois houve uma mudança significativa na rotina do professor, que durante muito tempo, atuou na sala de aula, tendo como público, somente seus alunos. Hoje devido o contexto da pandemia, tivemos que nos reinventar e desenvolver outras habilidades como gravar vídeos, aulas, dramatizar, através da utilização das mídias digitais, no ensino a distância”.

Projeto folclore da Escola Professor Manuel Valente do Couto
História: uma aventura na Amazônia – autoras: Clara Figueira E Izaelma Mamede;
Gestora: Maria Alcelinda Vasconcelos
Vice gestora: Neide Mere Da Silva
Coordenadora Pedagógica: Rosimere Caldeira

Com informações e fotos de Profª Clara Figueira e  Profª Valdeci Florenzano

www.obidos.net.br

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar