Museu Integrado de Óbidos

Museu Integrado de Óbidos

A criação do Museu Integrado de Óbidos surgiu com a necessidade de se recuperar e preservar a história e o patrimônio desta cidade, tradicionalmente pela participação que teve alguns episódios da vida nacional.

 

A turma pioneira de Licenciatura em Letras da Unidade Avançada José Veríssimo lançou a idéia, concretizada a 18 de novembro de 1983, com a fundação da Associação Cultural Obidense (ACOB), cujos objetivos permanecem: recuperar o patrimônio, preservar e dinamizar a cultura regional e manter um núcleo museuológico.

Os primeiros passos estavam iniciados. Sem uma sede própria, as reuniões eram a realizadas em residências de associados, sempre seguindo o lema dos inconfidentes.“Embora tarde seremos vitoriosos”. Encontraremos alguém que prestigie os nossos ideais, compreendendo que um povo sem história sempre será uma árvore sem raízes.

O mais necessário neste momento seria confiarmos na dignidade dos nossos propósitos. Como dizia Antônio Vieira: “A fé é saber transformar as pedras de tropeços dos caminhos em degraus para subir mais alto”.

Esse alguém que tanto esperávamos um dia surgiu. Foi o Prefeito do Municipal da época, senhor Haroldo Tavares da Silva, moço idealista, compartilhando com os anseios da ACOB, adquiriu e reconstruiu o prédio à rua Justo Chermont, 607, mobilhando-o e transferindo-o a referida entidade para nele ser implantado o Museu Integrado de Óbidos, fazendo que um sonho da turma pioneira de Licenciatura de Letras se tornasse realidade.

Assim, esperamos que cada obidense ou amigo desta terra adicione a sua contribuição a esta obra que supomos um monumento nacional.

A parte que coube a nossa geração temos procurado cumpri-la no culto aos nossos antepassados, esperando vê-la continuada por nossos predecessores. E o Museu, recebendo doações da população que tão bem soube compreender a necessidade de ter resgatado a sua memória e preservar a sua história, pode numa noite de gala, a 2 de outubro de 1985 ser inaugurado.

Foto de João Canto

Fonte: Museu Integrado de Óbidos

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS