HORA DA MERENDA, texto de Otávio Figueira

HORA DA MERENDA, texto de Otávio Figueira

Otávio Figueira.  

Presentemente um tanto arrefecido pela evolução dos tempos, quem sabe pelo comodismo, ou ainda pela ausência de opções, observa-se que certos costumes até então frequentes e rotineiros foram suprimidos,em parte, da vida cotidiana dos pauxiaras.

Geralmente após as badaladas e concorridas festas dançantes na ARP no folguedo mês de julho, por exemplo, em que os ovos cozidos da barraca do seu Adauto; ou as linguiças do seu Chagas não atendiam a grande demanda dos porres "brocados", nada melhor descer a ladeira do mercado e tomar um mingau de arroz ou milho no box dos saudosos Ana Barata e Getúlio, ou então aguardar até às 9h pelo saboroso tacacá do seu João(Pindoba).

Pela parte vespertina, às 16h, o sino do relógio da Catedral de Senhora Sant'Ana funcionava como sinalizador para o momento tão esperado da banca de tacacá da Elza(trabalhava com D. Nair Torres), em que no cardápio não faltavam as deliciosas e inesquecíveis berlindas que atenderam(alívio ao estômago) várias gerações; crocrete de carne, canudinho e pastel de vento.

Com o passar do tempo, porém, assumiu o posto D. Bazília, com ajuda de sua filha Anália, que perdurou por longos anos.

É importante recordar ainda da D.Ana(mãe do Palhão, Ana e Daniel), com sua banca nas proximidades do José Veríssimo; D. Zezé no cine Acácia e Paroquial; D. Bazinha no canto do hoje supermercado Progresso; D. Teótima; D.Vivica, D.Salomé, D. Margarida, D. Delza e, mais recentemente, D. Betânia, entre tantas. Todas, invariavelmente, com o seu sabor peculiar de cada tempero.

Nos dias atuais, entretanto, só em épocas movimentadas como carnaval, junho e julho, detecta-se tipos variados de iguarias, diariamente.

No entanto, recentemente foi inaugurado o "AmazôniaStore", ao lado do prédio da Diocese de Óbidos, oferecendo um deleitoso café da tarde de primeira qualidade; doces e salgados deliciosos; ambiente climatizado e panorâmico com direito ao enigmático visual do rio Amazonas e, de "quebra", contemplar o pôr-do-sol.

Portanto, é de fundamental importância que os conterrâneos prestigiem essa ousada iniciativa, para depois não reclamarem que a "hora da merenda" entrou no rol do "já teve".

FOTOS...

www.obidos.net.br

Comentários  

0 #3 Raimundo Imbelloni 06-03-2023 15:07
das 15:00 às 19:00 horas de segunda à sexta e das 08:00 às 12:00 horas aos sábados
Citar
0 #2 Alda Oliveira 02-03-2023 14:46
oi alguém pode me informar qual é o horário de funcionamento desse estabelecimento?
Citar
0 #1 Cleise Sarrazin 02-03-2023 09:35
Espetacular texto e lembrança!
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar