Iniciou nesta quinta-feira, dia 19, em Óbidos, o VII Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazônida (Fecima), que abordará o tema “Águas Turradas, Rio de Culturas Misturadas: nas veias culturais da Floresta-Mãe”.
A abertura oficial aconteceu às 16 horas, na Casa de Cultura de Óbidos, quando foi formada a mesa de abertura em que estavam presentes o Prof. Itamar Paulino, Coordenador do Evento; o Prefeito de Óbidos, Chico Alfaia; Secretários Eduardo Dias de Cultura e Prof. Jaime, da Educação, Melinda Savino, Prof. Diniz e Prof. Marilene da Ufopa, os quais destacaram em suas falas a importância do VII Fecima para o Município de Óbidos, destacando a cultura local e a sua influência na região.
Logo após houve uma mesa-redonda sobre o tema do evento, da qual participaram: Profa. Dra. Maria Glória Magalhães, o pesquisador e poeta Prof. Dr. Augusto Rodrigues Niemar, ambos da Universidade de Brasília (UnB); a zoóloga Profa. Dra. Luciana Pinto Sartori, do Centro Universitário Paulista São Camilo e Prof. Dr. Itamar Paulino, como mediador.
Pela manhã aconteceu o III Feciminha, onde as acrianças participaram de várias atividades lúdicas, na Escola José Tostes.
O Fecima, nesta sétima edição, terá rodas de conversa; mesas-redondas literárias, históricas e culturais; contação de histórias infantis amazônidas; expedições oficineiras no Estreito de Óbidos; expedições ambientais e culturais à Serra da Escama; caminhadas históricas pelo Museu Contextual de Óbidos; expressões poéticas e musicais e apresentações folclóricas e teatrais. As atividades visam ajudar os participantes a ampliar sua compreensão e suas ações em vista da preservação do patrimônio histórico, cultural, ambiental e memorial da Amazônia.
No evento será apresentado ao público o rico patrimônio histórico, cultural, memorial e natural da Amazônia. “O VII Fecima é lugar de incentivo ao gosto estético literário, apresentando diversos cenários da vida da floresta na sua relação com a fauna, a flora, o flúvio e o firmamento. O festival é estreitamento dos laços culturais, preservação da memória e expressão da identidade amazônida”, explica professor da Ufopa Itamar Paulino, coordenador do evento.
O festival ocorre há seis anos no município de Óbidos e é promovido pelo Programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Ufopa, em parceria com o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ), com o Campus de Óbidos da Ufopa, o Instituto Federal de Educação do Pará, a prefeitura do município e as associações culturais locais.
A programação científica e cultural do Fecima prossegue na sexta-feira, 20, e no sábado, 21, na Casa de Cultura e no Campus da Ufopa.
FOTOS...
http://obidos.net.br/index.php/noticias/2050-vii-festival-de-cultura-identidade-e-memoria-amazonida-iniciou-em-obidos#sigProId13bec1f549