Em uma tribuna Popular realizada na Câmara Municipal de Óbidos realizada no dia 18 de maio, os servidores municipais da administração direta denunciaram que seus salários estavam atrasados, e que segundo o presidente do sindicato, Sr. Derinaldo Câncio, informou que a data para ser pago o salário, seria dia 05 e que até o dia 18 ainda não haviam recebido.
Derinaldo informou que os servidores da Educação também não receberam e explicou sobre o processo de transferência de recursos da educação pelo MEC e sobre isso comentou: “Isso significa dizer que provavelmente no próximo mês os servidores da educação a exemplo dos demais servidores da administração direta também não irão receber salários. Enfatizamos que esta não é uma realidade atípica somente deste mês, e que nos outros meses está tudo bem, na verdade não é isso. Estamos falando sobre atraso de pagamento desde 2013, desde o início da atual gestão, inclusive nós tivemos greve sobre essa questão”, informou Derinaldo.
O presidente do sindicato comentou também que “...não se vê medidas assertivas, efetiva, eficientes do governo municipal capaz de produzir um efeito desejável para resolver a situação, não só para o servidor público, mas também para a sociedade obidense, pois se o servidor não recebe, ele não paga suas contas, com isso os comerciantes não irão receber o que o servidor deve, isso vai virar uma bola de neve e prejudica toda a economia do município”, comentou.
Uma das reivindicações dos servidores foi que a Câmara Municipal faça a intermediação dessa questão junto a gestão municipal e também cobrem uma audiência pública para que se conheça a realidade financeira atual do Município de Óbidos, dando maior transparência na prestação de contas.
Durante a tribuna, vereadora Cristina Souza comentou: “...nós precisamos valorizar os servidores municipais e quando se tem transparência, pode vir crise, pode vir recessão, mas a população está do lado, porque ela sabe que o que está acontecendo e sabe o porquê da crise e caminha junto acompanhando os cortes, mais quando isso não acontece, não tem como dar as mãos. Então a população de Óbidos precisa de transparência nos atos, para sabermos onde estão sendo investidos os recursos, onde está sendo contido. Então é uma briga de todos para que haja a transparência”.
O Sindicato divulgou também nesta quinta-feira, dia 19, documentos que foram encaminhados para a Promotoria de Óbidos, que estamos publicando a seguir.
www.chupaosso.com.br