Proprietários da Fazenda Livramento, Lago Grande, realizam a soltura de tracajás

Proprietários da Fazenda Livramento, Lago Grande, realizam a soltura de tracajás

Publicamos no dia 10 de novembro de 2015 a matéria:  “LAGO GRANDE: preservar é preciso”, sobre os projetos de preservação de quelônios – tracajás - no Lago Grande, região do Salé, no Município de Juruti. Nessa região, os donos da Fazenda Livramento, que tem como retiro o Atalho, Nava, São Joaquin e Sítio Paraisópolis recolheram ninhadas de tracajás na época da desova, para preservar o nascimento e posterior soltura dos mesmos, numa forma de garantir a preservação da espécie.

Com muita luta e persistência, os proprietários desses terrenos desafiam a mente predadora de muitas pessoas, investiram na conscientização da população local, de que é preciso preservar, e agora estão colhendo os frutos.

Em julho de 2016, proprietários da Fazenda Livramento, que tem como retiro o Atalho, reuniram a família e foram até o retiro fazer a soltura dos quelônios que estavam em fase de crescimento e preservados durante a desova de 2015. Cerca de 800 tracajazinhos foram soltos pelos mais novos membros da família, como podem ver nas imagens.

Conversamos com José Raimundo Canto, um dos proprietários da Fazendo Livramento, muito defendida pelo seu antigo proprietário, Zezinho Canto (In Memorian), o qual comentou sobre a satisfação de estar participando da preservação dessa espécie de quelônios na região do Lago Grande: “Acredito que seja uma medida concreta de sustentabilidade ambiental para esses animais, que deve ser divulgada seriamente, pois já começa a dar resultado com outros moradores também preservando e soltando.
Me orgulho de fazer parte dessa vitória, em memória de nossos pais”, comentou Zé Canto.

Assim, a rede de proteção vai se ampliando na região do Lago Grande e a expectativa é que mais proprietários de terra da região integrem essa rede, e espera-se que em 2017, uma quantidade bem maior de tracajás, sejam soltos nessa região.

www.chupaosso.com.br

Fotos de João Canto

FOTOS...

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar