Semma intensifica campanha "Pescando Cidadania" para garantir preservação de espécies em período de defeso

Semma intensifica campanha "Pescando Cidadania" para garantir preservação de espécies em período de defeso

Em Óbidos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) está intensificando a campanha “Pescando Cidadania”, com o objetivo de conscientizar a população, comerciantes e pescadores sobre o cumprimento do período de defeso para diversas espécies de peixes em reprodução. A campanha, que ocorre anualmente, visa proteger o Tambaqui – cuja captura está proibida desde o dia 1º de outubro 2024 até 31 de março de 2025 na Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas e afluentes – e outras espécies que entrarão no defeso a partir de novembro.

As ações de conscientização incluem panfletagens regulares realizadas em pontos estratégicos como mercados, feiras, embarcações e escolas. Os agentes da Semma distribuem materiais informativos sobre os períodos de reprodução e as restrições do defeso, destacando a importância da preservação dos estoques pesqueiros e da biodiversidade regional.

Nesta quarta-feira (30), a equipe percorreu o centro da cidade abordando moradores e comerciantes. Segundo Diego Santos, secretário de Meio Ambiente de Óbidos, a campanha é intensificada com o início de novos períodos de defeso. “Nosso objetivo é garantir que o período seja respeitado, preservando assim as espécies locais e assegurando os estoques pesqueiros. Este trabalho contínuo também promove educação ambiental nas escolas e instituições”, explicou Santos.

A partir de 15 de novembro, oito outras espécies estarão protegidas pelo Defeso: Pirapitinga, Curimatã, Mapará, Aracu, Pacu, Jatuarana, Fura Calça e Branquinha. A proibição é estabelecida pela Instrução Normativa nº 48/2007 do Ibama e visa reduzir a pressão sobre esses peixes durante a época de reprodução.

Erick Ferreira, técnico em meio ambiente da Semma, ressalta a orientação aos pescadores sobre a declaração de estoque, que deve ser feita antes de 15 de novembro para evitar apreensões indevidas. Ele destaca também o papel da população: “É importante que todos se conscientizem e evitem consumir esses pescados durante o defeso. É uma responsabilidade coletiva proteger nosso ecossistema.”, declarou.

Além dessas espécies, o Pirarucu também entrará em defeso a partir de 1º de dezembro, com restrições de captura até 31 de maio de 2025 em vários estados amazônicos.

Galeria de Fotos...

www.obidos.net.br  - Com informações e fotos Ascom/Pmo

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar