Encontro Pedagógico discute currículo para Educação Quilombola em Óbidos

Encontro Pedagógico discute currículo para Educação Quilombola em Óbidos

Iniciou na quarta-feira, dia 24, um encontro entre professores das comunidades quilombolas, representantes do Movimento Social Quilombola e técnicos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de Óbidos – Semed, com objetivo de discutirem a matriz curricular para as escolas nas comunidades quilombolas no município de Óbidos.

O encontro aconteceu na Escola José Tostes, onde os profissionais da educação discutiram temas relacionados a Educação Quilombola, como também o planejamento escolar para as áreas quilombolas, com a possibilidade de criar referências aos valores culturais, sociais, históricos e econômicos de cada comunidade que está em área de quilombo titulada, ou que ainda estão em processo de reconhecimento pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Jacira Frota, coordenadora Pedagógica da Semed, comentou sobre o encontro: “O nosso objetivo aqui foi reunir as escolas quilombolas do município para que possamos discutir os currículos que são trabalhados com os alunos, como também adequar o nosso plano de curso, com o olhar para a educação quilombola. Os currículos têm que ter suas questões específicas, que precisam ser respeitadas e implementadas, com metodologias próprias obedecendo a realidade das comunidades quilombolas”.

O encontro reuniu cerca de 50 pessoas, entre profissionais da educação e representantes de entidades ligadas ao movimento quilombola, e teve a duração de três dias, encerando nesta sexta-feira, dia 26.

Www.obidos.net.br -> Fotos de Odirlei Santos

FOTOS....

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar