Defesa Civil Estadual visita Óbidos e prefeito vê a possibilidade de decretar situação de emergência

Defesa Civil Estadual visita Óbidos e prefeito vê a possibilidade de decretar situação de emergência

As fortes chuvas que vem castigando a região do oeste do Pará estão afetando diretamente o Município de Óbidos e causando muitos transtornos aos moradores da cidade, pois formam enxurradas, o que está causando erosão em algumas ruas, formando grandes crateras, ficando intrafegáveis, principalmente as que estão em áreas íngremes.

Pra se ter uma ideia, na segunda-feira, dia 20, em Óbidos, o índice pluviométrico atingiu a média de 142 mm, foi chuva torrencial quase o dia todo. Com isso, os problemas se agravaram ainda mais e fez com que a prefeitura solicitasse a visita de representantes da 4º Regional de Defesa Civil do Baixo Amazonas (4ª Redec), para que fosse até Óbidos realizar uma vistoria in loco das áreas afetadas e que estão em situação de risco no município.

Os representantes da Defesa Civil Estadual, acompanhados pela Defesa Civil Municipal, fizeram o levantamento da situação de cada uma das áreas que estão em situação de riscos nos bairros de São Francisco, Perpétuo Socorro, Bela Vista, Santa Terezinha, Cidade Nova, Fátima, Centro de Abastecimento da Cosanpa, Barreira, sendo que os dados coletados farão parte de um estudo técnico que serão apresentados a gestão municipal, o que embasara os gestores para a decretação de emergência.

Na Barreira, por trás do Cliper e Sant´Ana, houve um grande deslizamento, que poderá comprometer as residências que ficam na orla da cidade. No final do Campo da AABB, a cratera que lá existe, está aumentado a cada dia, comprometendo as residências que ficam nas imediações. Existem também problemas nas ruas: 1º de maio, Cabanagem, Travessa Independência, Osvaldo Matos, Antônio Fernandes, entre outras, problemas que se espalham por toda cidade de Óbidos, como podem ver nas imagens.

Segundo o Prefeito de Chico Alfaia, existe a possibilidade para decretação de situação de emergência, motivo pelo qual a Defesa Civil Estadual está fazendo esse estudo. Sobre a situação de emergência comentou: “É nosso desejo e vamos decretar situação de emergência assim que for possível, para isso temos que percorrer certos caminhos. Primeiro o Município decreta, pois há elementos suficientes para isso. Depois precisamos da homologação que tem que passar por um parecer da Defesa Civil Estadual e posteriormente a homologação pelo Governo Federal”, informou o prefeito.

O Sargento Riller, da Defesa Civil do Estado, informou que estão realizando vistorias completa das áreas de riscos, o qual comentou: “Estamos dando apoio técnico para o Município de Óbidos, para que o município faça os encaminhamentos corretos quanto a decretação de emergência, para que o não seja penalizado futuramente com decretação infundada e depois ter o trabalho todo perdido”.

Por conta dos problemas, a Coordenadoria de Defesa Civil Municipal, Ary Franco, informou que já foram remanejadas muitas famílias das áreas de riscos e que estão atentos para esses problemas, assim como já percorreram as comunidades ribeirinhas, alertando quanto ao problema da enchente que a cada dia está se agravando, pois, as águas estão subindo muito rápido.

Equipes da secretaria de infraestrutura estão trabalhando diariamente para atender todos os chamados, mas segundo o Secretário Marcos Maciel, as demandas são muitas e estão fazendo todos os esforços para atender essas emergências. Uma equipe 50 pessoas estão trabalhando  incansavelmente tentando resolver todos esses problemas ocasionados pelas chuvas.

A inspeção das áreas de risco foi acompanhada pelo prefeito de Óbidos, Chico Alfaia; vice-prefeito Isomar Barros; coordenador da Defesa Civil Municipal, Ary Franco; secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Marcos Maciel; e pelo vereador Nivaldo Aquino (PTN).

www.chupaosso.com.br

Fotos de Odirli Santos

FOTOS...

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar